Pular para o conteúdo principal

Seis dicas para escrever uma ótima Redação!

 Uma redação é usada para avaliar a força de seu pensamento crítico e sua capacidade de colocar esse pensamento em uma forma acadêmica escrita. 





Ao ler a redação de um candidato, os marcadores farão a si mesmos perguntas como:


  • Esta redação aborda diretamente o tema definido?
  • Apresenta uma posição forte e apoiada?
  • Usa fontes relevantes de forma adequada?
  • A expressão é clara e o estilo apropriado?
  • A redação está organizada de forma coerente? Existe uma introdução, corpo e conclusão claros?

Você pode usar essas perguntas para refletir sobre sua própria escrita. Aqui estão seis dicas importantes para ajudá-lo a abordar esses critérios.


1. Analise a pergunta

As redações dos candidatos são respostas a perguntas específicas. Como uma redação deve abordar a questão diretamente, seu primeiro passo deve ser analisar a questão. Certifique-se de saber exatamente o que está sendo pedido a você.


Geralmente, as perguntas dissertativas contêm três partes componentes:


  • Termos de conteúdo: conceitos-chave que são específicos para a tarefa
  • Termos limitantes: O escopo em que o tópico se concentra
  • Termos diretivos: O que você precisa fazer em relação ao conteúdo, por exemplo, discutir, analisar, definir, comparar, avaliar.


2. Defina seu argumento

Ao planejar e se preparar para escrever a redação, você deve considerar qual será o seu argumento. Isso significa tomar uma posição ou ponto de vista informado sobre o tópico apresentado na pergunta, depois definir e apresentar um argumento específico.


Considere estas duas declarações de argumento:


"O uso arquitetônico da luz nas catedrais góticas incorporou fisicamente o significado da luz na teologia medieval."

Ou:

"Na catedral gótica de Colônia, a luz serviu para acentuar a autoridade e a centralidade ritual do padre."


Declarações como essas definem o argumento de uma redação. Eles dão coerência ao fornecer um tema abrangente e uma posição para a qual toda a redação é direcionada.


3. Use evidências, raciocínio e erudição

Para convencer seu público de seu argumento, você deve usar evidências e raciocínio, o que envolve referir-se e avaliar estudos relevantes.


  • A evidência fornece informações concretas para apoiar sua reivindicação. Normalmente consiste em exemplos específicos, fatos, citações, estatísticas e ilustrações.
  • O raciocínio conecta a evidência ao seu argumento. Em vez de citar evidências como uma lista de compras, você precisa avaliar as evidências e mostrar como elas apóiam seu argumento.
  • Scholarship é usado para mostrar como seu argumento se relaciona com o que foi escrito sobre o tema (citando trabalhos específicos).


4. Organize uma redação coerente

Uma redação tem três componentes básicos - introdução, corpo e conclusão.


5. Escreva com clareza

Uma redação que faz bons pontos apoiados em evidências só receberá uma nota alta se for escrito com clareza. A clareza é produzida através de cuidadosa revisão e edição, o que pode transformar um bom ensaio em excelente.


Quando você editar sua redação, tente vê-lo com novos olhos – quase como se outra pessoa o tivesse escrito.


Pergunte a você mesmo as seguintes questões:


Estrutura geral

  • Você expôs claramente seu argumento em sua introdução?
  • A estrutura real corresponde ao 'roteiro' apresentado na sua introdução?
  • Você indicou claramente como seus pontos principais apoiam seu argumento?
  • Você sinalizou claramente as transições entre cada um de seus pontos principais para o seu leitor?


Parágrafos

  • Cada parágrafo introduz uma ideia principal?
  • Todas as frases do parágrafo apoiam essa ideia principal?
  • Cada parágrafo apresenta evidências e raciocínios relevantes?
  • Cada parágrafo segue logicamente do anterior?


Frases

  • Cada frase está gramaticalmente completa?
  • A grafia está correta?
  • A ligação entre as frases está clara para seus leitores?
  • Você evitou redundância e repetição?


6. Cite fontes e evidências

Por fim, verifique suas citações para garantir que elas sejam precisas e completas. Algumas provas exigem que você use um estilo de citação específico (por exemplo, APA), enquanto outras podem permitir que você escolha um preferido. Qualquer que seja o estilo que você use, você deve seguir suas diretrizes de forma correta e consistente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seagri DF abre 224 vagas em Concurso Público. Incrições iniciam em Outubro!

A Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal divulga que realizará um novo Concurso Publico para a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri). O objetivo do concurso é o preenchimento de 224 vagas, e também formação de cadastro reserva, para candidatos que possuam níveis médio/técnico e superior. As oportunidades são para os cargos de :Analista de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária nas especialidades de: Administrador (22); Biólogo (2); Contador (5); Economista (1); Direito e Legislação (5); Médico Veterinário (32); Nutricionista (1); Químico (1); Zootecnista (5); e Técnico de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária nas especialidades de: Técnico de Laboratório (15); Agente Administrativo (135). Jornadas de 40 horas semanais  Remuneração mensal de R$ 6.792,50 a R$ 10.670,00. Inscrição e seleção Os que tiverem interesse podem se inscrever a partir das 8h do dia 26 de outubro de 2022 até às 22h do dia 30 de novembro de 2022,

Se tornou um Professor? Veja como desenvolver um currículo perfeito

  Você conseguiu o primeiro emprego de professor - muito bem! Agora começa o verdadeiro trabalho. Talvez você tenha percebido que tem pouco currículo e materiais para começar. Não se preocupe! É assim que basicamente todo professor começa sua carreira. Mesmo que os professores passem por um estágio que inclui o ensino do aluno, observações e teoria da sala de aula, realmente não é até você conseguir seu primeiro emprego que você começa a criar seu próprio currículo para combinar com seu estilo de professor. Algumas escolas e distritos podem fornecer um currículo; se o fizerem, você deve pelo menos usá-lo no primeiro ano para se sentir confortável.  Isso permitirá que você se oriente e descubra como é realmente o ensino, sem se preocupar com o conteúdo que estará cobrindo. Também pode permitir que você colabore de forma mais significativa com outros professores que provavelmente estão ensinando o mesmo conteúdo. Mas e se a sua escola não lhe fornecer um currículo? Não é um problema! Des