Pular para o conteúdo principal

Se tornou um Professor? Veja como desenvolver um currículo perfeito

 



Você conseguiu o primeiro emprego de professor - muito bem! Agora começa o verdadeiro trabalho. Talvez você tenha percebido que tem pouco currículo e materiais para começar. Não se preocupe! É assim que basicamente todo professor começa sua carreira.


Mesmo que os professores passem por um estágio que inclui o ensino do aluno, observações e teoria da sala de aula, realmente não é até você conseguir seu primeiro emprego que você começa a criar seu próprio currículo para combinar com seu estilo de professor. Algumas escolas e distritos podem fornecer um currículo; se o fizerem, você deve pelo menos usá-lo no primeiro ano para se sentir confortável. 

Isso permitirá que você se oriente e descubra como é realmente o ensino, sem se preocupar com o conteúdo que estará cobrindo. Também pode permitir que você colabore de forma mais significativa com outros professores que provavelmente estão ensinando o mesmo conteúdo.


Mas e se a sua escola não lhe fornecer um currículo? Não é um problema! Desenvolver seu próprio currículo não é difícil e, para ensinar nerds como eu, pode ser muito divertido. 

Depois de criar seu próprio currículo, você poderá adaptá-lo perfeitamente a cada ano. Fazer alterações é mais fácil quando você cria o currículo, porque você sabe exatamente onde e por que incluiu cada peça. Então, por onde você começa?


6 etapas para construir um currículo

Etapa 1: quebrar os padrões




Antes de começar a planejar, você precisa saber o que seus alunos precisam ser capazes de entender ou fazer até o final do ano. Seu guia para isso deve ser os padrões exigidos pelo estado. Dependendo do seu conteúdo e nível de escolaridade, seus padrões podem ser muito específicos e aprofundados ou podem ser mais vagos e abertos à interpretação. De qualquer forma, certifique-se de lê-los!

Ao revisar esses padrões, desenvolva uma lista de conceitos que seus alunos precisarão entender antes do final do ano. Sua lista será inevitavelmente longa porque precisará cobrir um ano inteiro de material.

Depois de listar o que os alunos precisam saber com base nos padrões estaduais, você pode começar a procurar padrões ou conceitos relacionados. Tente dividir os conceitos que os alunos precisarão saber em cinco a sete unidades discretas. Alguns padrões estaduais já fazem isso por você. Por exemplo, os Padrões de Ciência da Próxima Geração (NGSS) têm os padrões para cada nível de ciência essencialmente divididos em unidades para cada um dos diferentes conceitos científicos. Na realidade, você pode dividir suas unidades da maneira que achar melhor, contanto que considere o que seu aluno precisa saber antes de prosseguir.


Etapa 2: crie um escopo e uma sequência para suas unidades


Agora que você tem uma ideia de quais unidades estará ensinando, é hora de considerar a ordem em que suas unidades devem ser ensinadas. Eles podem ser cobertos de forma isolada ou uma unidade se baseia em outra? Se for o último, então você precisa garantir que os conceitos ou padrões mais complexos sejam ensinados por último, pois seus alunos precisarão dominar o básico antes de abordar o material de alto nível. No entanto, se suas unidades são em sua maioria independentes, então a ordem em que você as ensina não importa - apenas decida aquela que se encaixa em sua programação e aulas.

Além de organizar suas unidades, você também deve organizar os próprios conceitos dentro de cada unidade. Esses são os mesmos conceitos que você listou anteriormente ao revisar seus padrões estaduais e criar suas unidades. Seja intencional sobre a ordem dos conceitos - tente torná-los sequenciais, construindo sobre o material anterior. Sinta-se à vontade para adicionar conceitos adicionais que considere necessários para preencher as lacunas. No entanto, tenha cuidado ao eliminar conceitos; fazer isso pode significar que você não atenderá adequadamente ao padrão estadual correspondente.

Acredite ou não, você ainda não está desenvolvendo lições reais neste momento. Estabelecer esta estrutura pode parecer demorado, mas definitivamente vale a pena no final, porque você não perderá tempo criando aulas que não se encaixam em suas unidades.


Etapa 3: desenvolver a avaliação final para cada unidade




Ok, isso deu muito trabalho! Mas agora você pode finalmente começar a desenvolver alguns materiais de ensino reais. Em vez de começar logo e desenvolver as lições do início ao fim, gosto de começar meu planejamento com a avaliação final em mente. Isso pode ser uma grande avaliação somativa de fim de unidade ou pode ser uma avaliação menor e fragmentada dada a unidade intermediária. De qualquer maneira, comece decidindo como você gostaria de avaliar o que seus alunos podem fazer ou aprender. Lembre-se de que uma avaliação não significa um teste simples - é apenas um exemplo, mas você também pode pedir aos alunos que façam uma apresentação, criem um jogo, escrevam um artigo ou qualquer outra coisa; não há limites aqui. Essas avaliações devem ser desenvolvidas para abordar os padrões e quaisquer conceitos associados.

Etapa 4: desenvolver aulas ou atividades
Neste ponto, você está pronto para começar a projetar um currículo mais detalhado para cada dia. Use sua avaliação final como um guia. O que os alunos precisam saber ou fazer para ter sucesso nisso? Uma vez que a avaliação final reflete os padrões que os alunos deverão cumprir até o final da aula, se você ensinar com a avaliação em mente, terá abordado todos os padrões necessários.

Quando desenvolvo aulas e um novo currículo, tendo a começar com uma lista simples de objetivos de aprendizagem que os alunos precisam cumprir para serem bem-sucedidos na avaliação final de uma unidade específica. Um objetivo de aprendizagem é uma declaração simples que encapsula o aprendizado do dia, como, "O aluno será capaz de _______." Em seguida, desenvolvo uma lição, ou uma série de lições, em torno de cada objetivo. Como você é um novo professor, este guia lhe dá um guia para escolher atividades e desenvolver materiais.

Você só deve usar atividades ou dar aulas que abordem diretamente o seu objetivo. Isso permite que você verifique frequentemente como os alunos estão progredindo em direção ao cumprimento do padrão. Se um aluno cumpre continuamente os objetivos de aprendizagem da lição diária, é provável que consiga cumprir o padrão na avaliação final da unidade. Se muitos alunos não estão atingindo os objetivos diários, você também terá a chance de perguntar por que e desenvolver algumas novas lições para re-ensinar ou abordar um conceito de uma nova maneira. Essa flexibilidade é fundamental quando você ainda está aprendendo a ensinar, especialmente com um novo currículo.


Etapa 5: diferenciar

Excelente! Você criou suas aulas diárias. Respire fundo, porque a maior parte do trabalho acabou. Mas ainda não terminamos completamente!

Agora é hora de pensar sobre seus alunos com necessidades especiais, alunos de línguas e alunos superdotados e talentosos. Você precisa perguntar: “Este material estará em um nível apropriado para cada aluno?” Se não, então você precisa diferenciar.

Isso pode ser uma tarefa difícil de fazer antes de você conhecer seus alunos. No entanto, se você pelo menos tem uma ideia geral do corpo discente com o qual trabalhará, poderá fazer algumas suposições sobre como diferenciar com base nas necessidades deles.

Por exemplo, se você sabe que terá muitos aprendizes de idiomas, provavelmente precisará fornecer muitos recursos visuais, quadros de frases para escrever e até mesmo leituras modificadas. Não se estresse com isso - use seus provedores de educação especial, professores de desenvolvimento da língua inglesa e coordenadores superdotados e talentosos se precisar de ajuda para se diferenciar.

Passo 6: Faça uma inspeção mental

Se você chegou até aqui, essencialmente desenvolveu seu próprio currículo - parabéns! Agora, faça uma rápida inspeção mental: faz sentido do início ao fim? Existem elementos que precisam ser trocados? Suplementado? Removido? Você deve cuidar disso agora, antes de se comprometer com qualquer coisa na sala de aula. Pode até ser bom pedir a um colega que dê uma olhada para ver se há algo que parece estranho ou fora do lugar.

Sempre um trabalho em andamento


Criar um novo currículo do zero é um trabalho árduo, especialmente para um novo professor que ainda não está sozinho na sala de aula. Lembre-se sempre de que você certamente cometerá erros - é normal! E mesmo que você tenha superado a parte mais difícil, saiba que seu trabalho ainda não acabou; desenvolver um bom currículo é um processo constante que requer criatividade e iteração.

Eu encorajaria todos os professores, mas especialmente os novos, a começar um diário de aula onde você tome nota do que vai bem com suas aulas e o que você pode mudar na próxima vez. Todos os bons professores fazem mudanças de ano para ano em seu currículo porque o que funciona para um grupo de alunos pode não funcionar para outro. O esqueleto de suas unidades pode permanecer o mesmo, mas as lições e a diferenciação podem mudar de dia para dia e de aula para aula. Por ser flexível, você pode garantir que não ficará exausto e que seus alunos terão as aulas individualizadas de que precisam.

Não se intimide com a ideia de criar um novo currículo - basta seguir as seis etapas acima e você estará no caminho certo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seagri DF abre 224 vagas em Concurso Público. Incrições iniciam em Outubro!

A Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal divulga que realizará um novo Concurso Publico para a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri). O objetivo do concurso é o preenchimento de 224 vagas, e também formação de cadastro reserva, para candidatos que possuam níveis médio/técnico e superior. As oportunidades são para os cargos de :Analista de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária nas especialidades de: Administrador (22); Biólogo (2); Contador (5); Economista (1); Direito e Legislação (5); Médico Veterinário (32); Nutricionista (1); Químico (1); Zootecnista (5); e Técnico de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária nas especialidades de: Técnico de Laboratório (15); Agente Administrativo (135). Jornadas de 40 horas semanais  Remuneração mensal de R$ 6.792,50 a R$ 10.670,00. Inscrição e seleção Os que tiverem interesse podem se inscrever a partir das 8h do dia 26 de outubro de 2022 até às 22h do dia 30 de novembro de 2022,

Seis dicas para escrever uma ótima Redação!

 Uma redação é usada para avaliar a força de seu pensamento crítico e sua capacidade de colocar esse pensamento em uma forma acadêmica escrita.  Ao ler a redação de um candidato, os marcadores farão a si mesmos perguntas como: Esta redação aborda diretamente o tema definido? Apresenta uma posição forte e apoiada? Usa fontes relevantes de forma adequada? A expressão é clara e o estilo apropriado? A redação está organizada de forma coerente? Existe uma introdução, corpo e conclusão claros? Você pode usar essas perguntas para refletir sobre sua própria escrita. Aqui estão seis dicas importantes para ajudá-lo a abordar esses critérios. 1. Analise a pergunta As redações dos candidatos são respostas a perguntas específicas. Como uma redação deve abordar a questão diretamente, seu primeiro passo deve ser analisar a questão. Certifique-se de saber exatamente o que está sendo pedido a você. Geralmente, as perguntas dissertativas contêm três partes componentes: Termos de conteúdo: conceitos-chav